Dicas de casamento | Vamos falar de casamento?

Dicas de casamento | Vamos falar de casamento?

Bem, na verdade vamos falar dos preparativos para um casório…  O assunto é extenso, então vamos falar aos poucos, na ordem dos preparativos…  Mesmo que sem muita ordem.

Hoje vamos começar com convidados e o espaço para a festa!

A primeira coisa que se deve pensar quando se decide casar é nos convidados.  Eles são a base dos seus gasto, tudo gira em torno deles.  Não há como cotar mais nada sem se saber quantos convidados teremos na festa.  Portanto, é hora de sentar com seu noivo e passarem horas incluindo e excluindo gente da lista…  Isso é cansativo, mas esse é o ponto de partida.

Para um casamento econômico o ideal seriam 200 convidados, 100 de cada um de vocês noivos.  É uma lista apertada, mas se for pensar em economia, é uma lista ótima e totalmente possível se vocês seguirem uma regra básica:

Casamento é algo ÍNTIMO.

Claro que sempre se pode chegar a 300 convidados, acho meio exagerado, mas tem gente que é bem popular…  Eu posso me considerar popular e meu companheiro é ainda mais. Mesmo assim eu consegui fazer uma lista de 200 pessoas! Palmas pra mim, por favor. Obrigado.

Eu indico priorizar quem acompanha a relação de vocês.  Sim, eu sei que aquela tia-avó vai morrer se não for convidada, a prima da sua mãe terá uma síncope! Mas olha, de verdade?  Casamento é cerimônia intima, é celebração da união de vocês, então pra que chamar alguém que não participou dessa historia? Se as pessoas nunca visitaram vocês, nunca fizeram questão de proximidade, não poderão de fato cobrar o convite, não é?

É importante lembrar que o casório é de vocês! Pais, Mães, Sogros e Sogras não podem e não devem se meter na lista de convidados.  Estipule uma quantidade de convites para seus pais e sogros distribuírem.

Importante: A MESMA QUANTIDADE PARA AMBOS, não vamos começar com brigas, heim…

Essa quantidade vai depender de quantos convidados você e seu noivo escolheram, não adianta dar a cada um deles 30 convites!!! Pelo amor de Deus, bom senso! Acho 5 um numero elegante…  Ninguém tem mais do que 5 famílias realmente intimas…  Enfim, a festa é de vocês.

Definido o número de convidados, o mais importante é escolher a Igreja e o Salão.  Hoje em dia sai muito mais em conta você fazer cerimônia e festa em um mesmo lugar.  Algumas Igrejas possuem salão próprio, priorize essas Igrejas.

Caso você não encontre/não goste do salão da Igreja, pense se não seria o caso de fazer a cerimônia em um salão.  Economiza-se muito, já que o mesmo já estará decorado para a festa…  Você foge de pagar a Igreja, sem contar que existem cerimonialistas divinos…

Sou meio contra em contratar salões com serviço completo… Do tipo que você só chega pra casar…

São caros, caríssimos, e sempre terá algo que não ficou legal… Sem contar que perde a sua identidade… Acho tudo muito genérico nesses casos, com algumas ressalvas, óbvio.

Pra quem quer economizar, o ideal é escolher um salão, cotar Buffet, decoração, serviços, tudo um a um… O poder de barganha aumenta e você acaba encontrando itens diferentes, opções divertidas que fujam do óbvio “mesa de chocolates e vinhos”… Acho isso tão “todo mundo”.  Claro que você também pode cotar e contratar mais de um serviço com uma mesma empresa/pessoa, dá até pra chorar um desconto maior!

Uma ajuda nessas horas além dos sites e blogs para noivas são os sites de compra coletiva.  Dá pra você ir comprando itens como rodízio de crepes, Buffet oriental, barman…  Nada de contratar TODO o Buffet dessa forma, mas sim os serviços que farão toda a diferença no seu momento.

Também é preciso atentar para uma coisa na escolha do salão.  O lugar tem que ser bonito! Um salão bonito não precisa de tanta decoração,  você não precisará “maquiar” o lugar, gastando rios de dinheiro com tecidos, flores, painéis…

Um salão com uma boa pintura, um bom piso, paredes limpas, mesas decentes, já está ótimo.  Atente para o fato das paredes, para que não tenha muitas colunas no meio do salão… Isso atrapalha muito os convidados (principalmente se a cerimônia for no salão) e aos fotógrafos.

Casamentos em Sítios também é uma ótima opção para quem precisa e quer economizar.  Uma festa durante o dia é mais em conta, sem contar que dependendo do lugar escolhido, as fotos ficam tão lindas, são tantas as opções que você poderá dispensar as externas e fazer um ensaio ali mesmo. Pense nisso! Aqui mesmo no site tem um casamento lindo feito em um Sitio.

Muita coisa pra pensar? Eu sei…  Só que é assim mesmo, é preciso detalhar cada coisa e pensar em todas as opções!

Por hoje é só, volto depois com dicas pra decoração e tema do casório! Você vai aprender que muita coisa pode ser feita por você, por parentes, amigos… Essas coisas farão uma diferença e tanto no orçamento e darão o seu toque pessoal a festa!

Até!

Ângela Losque

Deixe um recadinho!